Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de abril de 2014

23 de Abril - Dia Internacional do Livro



Como em muitos outros dias, várias coisas são comemoradas no mesmo dia. Isso não é diferente no dia 23 de abril Hoje também comemoramos o Dia Internacional do Livro e dos direitos autorais...



Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 05 de Abril 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em BarcelonaVicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.1
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efetivamente 10 dias depois de Cervantes.


Tutores voluntários ensinar a ler em mulheres inglesas em um acampamento para deslocados internos em Darfur do Norte.

   
Segundo a ONU em 23 de Abril é uma data simbólica para a literatura mundial, desde aquele dia em 1616 morreu Cervantes, Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega. A data também coincide com o nascimento ou a morte de outros autores proeminentes, como Maurice Druon, Haldor K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.
Era natural que a Conferência Geral da UNESCO , realizada em Paris, em 1995, para prestar homenagem a um de livros e autores universais nesta data, incentivando a todos, e em especial os jovens, a descobrir o prazer da leitura e ganho as contribuições insubstituíveis daqueles que têm promovido o progresso social e cultural da humanidade. Relativamente a esta questão, a UNESCO criou o Livro e Direitos de autor Mundial e Juventude para a Tolerância Prêmio Pro UNESCO de Literatura Infantil.
Em 2012, o "Índice Translationum" celebrou o seu 80 º aniversário. O Índice Translationum é uma lista de livros traduzidos no mundo, uma bibliografia internacional de traduções. Foi criado em 1932. Instrumento insubstituível permitindo traduções inventário publicado em todo o mundo. Para comemorar este evento, a UNESCO vai organizar um debate sobre a utilidade eo futuro desta ferramenta.
A cada ano, a UNESCO e as três organizações internacionais no mundo dos livros (o Internacional Publishers Association, a Federação Internacional de Livreiros e pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias) pegar um livro Capital Mundial cujo mandato começa em 23 de Abril . Assim, a iniciativa é adicionado às celebrações do Mundial do Livro e Direitos de autor e destaca a colaboração entre os principais intervenientes na indústria do livro eo compromisso das cidades para promover o livro ea leitura.
A cidade de Port Harcourt foi escolhida este ano por causa da qualidade do seu programa, principalmente com foco nos jovens e sua contribuição para a melhoria da cultura do livro, leitura, escrita e publicação na Nigéria, com vista a aumentar as taxas de alfabetização, de acordo com o Comitê de Seleção.


Informações colhidas na net no site da wikipédia e Onu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2021 Nossa, ja estamos em maio de 2021, tantas coisa acontecendo e eu como, depois d tanto tempo voltando a produzir arte novamente.... espe...