Dia do Pai
19 de Março (em Portugal), ou Dia dos Pais, segundo domingo de agosto (no Brasil) é a data comemorativa em que se homenageia a figura paterna.
HISTÓRIA
Evoca-se como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Entretanto, a institucionalização dessa data é bem mais recente. Em 1909 nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade deSpokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o "Dia do Pai" (Father's Day).2
COMEMORAÇAO
Segundo a tradição, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal, o dia do pai é comemorado a 19 de Março, seguindo a tradição da Igreja católica, que neste dia celebra São José, marido de Maria (a mãe de Jesus Cristo).
No Brasil, é comemorado no segundo domingo de agosto. No país a implementação da data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.3
Países que celebram no terceiro domingo de junho
Países que celebram em outras datas
- Alemanha: 39 dias depois do domingo de páscoa, no Dia da Ascensão (Christi Himmelsfahrt)
- Áustria: segundo domingo de Junho
- Austrália: o primeiro domingo em Setembro
- Bélgica: dia de São José (19 de Março), e o segundo domingo em Junho ("Secular")
- Brasil: segundo domingo de Agosto
- República Dominicana: último domingo de Junho
- Lituânia: o primeiro domingo de Junho
- Nova Zelândia: o primeiro domingo de Setembro
- Portugal, Angola, Espanha, Itália, Cabo Verde, Andorra,Moçambique e Listenstaine, Guiné-Bissau, Bolívia: 19 de Março
- Tailândia: 5 de Dezembro, dia do nascimento do rei Bhumibol Adulyadej
Nenhum comentário:
Postar um comentário