Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Mais sobre a Primavera


           Equinócio é uma palavra que deriva do latim (aequinoctium), e significa “noite igual”, e refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra.
           Astronomicamente isto se dá quando a Terra atinge uma posição em sua órbita onde o Sol parece estar situado exatamente na intersecção  do círculo do Equador Celeste com o círculo da Eclíptica; ou seja, instante em que o Sol no seu movimento anual aparente pela Eclíptica, corta o Equador Celeste, apresentando declinação de 0º.
           O Equinócio Vernal (21/03), assinala a entrada da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. É especialmente considerado pelos Astrólogos, pois este “Ponto Vernal”, marca o início do Signo de Áries, a entrada do Sol no Signo de Áries, que marca o início do Zodíaco. É quando o Sol, no seu movimento aparente, passa do hemisfério sul para o hemisfério norte.
           Na figura abaixo, veja uma representação da insolação terrestre relativa a este Equinócio. Neste período a Terra recebe em ambos hemisférios a mesma intensidade de luz solar.
           O Equinócio Outonal (23/09), marca a entrada do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul, chamado também de “Ponto de Libra”; instante em que o Sol passa do hemisfério norte para o hemisfério sul.
           Na figura abaixo, veja uma representação da insolação terrestre relativa a este Equinócio. Neste período a Terra recebe em ambos hemisférios a mesma intensidade de luz solar.
           A palavra Solstício, deriva do latim, sol + sistere (solstitium), que significa parado, imobilizado e está associada à idéia de que o Sol estaria como que estacionário.
           Marca a época do ano em o Sol, no seu movimento aparente na esfera celeste, atinge o máximo afastamento angular do Equador.
           É considerado Solstício de Verão (22/06) no hemisfério norte e de inverno no hemisfério sul, quando o Sol ingressa a 0º do Signo de Câncer, quando o Sol alcança sua máxima declinação norte, 23º27'. Neste momento, o Sol “imobiliza” seu  movimento gradual para o sentido sul e passa a dirigir-se na direção do pólo norte.
           Na figura abaixo, veja uma representação da insolação terrestre relativa a este Solstício. Neste período a Terra recebe maior intensidade de luz solar no hemisfério norte.
           No dia do Solstício de Inverno (21/12) no hemisfério norte e de verão no hemisfério sul, quando marca a entrada do Sol no Signo de Capricórnio, quando o Sol alcança sua máxima declinação sul, 23º27'. O Sol “imobiliza” seu movimento para o sentido norte e começa a dirigir-se na direção do hemisfério sul.
           Na figura abaixo, veja uma representação da insolação terrestre relativa a este Solstício. Neste período a Terra recebe maior intensidade de luz solar no hemisfério sul.
           Vale lembrar que como as estações do ano são opostas nos dois hemisférios, as denominações s e invertem. E também, que poderá haver variação de um ou dois dias nas datas descritas.
           No quadro abaixo, estão representadas as posições do nosso planeta em relação ao Sol, nos momentos de Solstícios e Equinócios, que definem as quatro estações do ano.
           A ilustração abaixo, facilita o entendimento para os Astrólogos, onde pode notar-se os pontos equinociais e solsticiais.



Informações colhidas no blog  http://www.astrologie.com.br

Primavera



Mais chuvosa e menos quente, primavera começou no domingo passado 22 de setembro 2013



Previsão para a estação deste ano é de chuva mais abundante e de menos calor do que o registrado em 2012


O Brasil e todo o hemisfério Sul entraram na primavera às 17h44 (horário de Brasília) deste domingo (22). A estação das flores marca o retorno gradativo da chuva na maior parte do País, com exceção do Nordeste, onde normalmente a chuva diminui.


Neste ano, segundo a Clima tempo, o Brasil deverá ficar em neutralidade em relação aos fenômenos El Niño e La Niña e o oceano Atlântico estará favorável ao aumento da chuva em todas as regiões.
O aumento da chuva na estação ocorre porque durante os meses de inverno, o vento predominante é de sul - trazendo o ar mais frio polar para os trópicos. No verão, o calor dos trópicos aquece regiões mais temperadas. Ao longo da Primavera ocorre a transição entre esses dois extremos. Com isso, o calor e a umidade amazônica “descem” pelo País e estimulam a formação de nuvens carregadas e a consequente formação de chuva.
"Nós já estamos vendo as condições de Primavera no Brasil central. Já está chovendo em regiões onde não chove normalmente no inverno. Isso é um indício que a primavera esse ano começou cedo, diferentemente do que aconteceu no ano passado", afirma o meteorologista da Clima tempo Alexandre Nascimento.

Veja a previsão para os próximos meses:
Outubro – Chuva volta devagar. Menos quente que em 2012, principalmente em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Estados do Sul.
Novembro – Chuva em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Temperaturas mais altas que em 2012, porém sem valores extremos.
Dezembro – Chuva irregular. Temperaturas não tão altas quanto no ano passado, mas ainda assim, acima da média.
Veja a previsão do tempo por regiões:
OUTUBRONOVEMBRODEZEMBRO
SULChuvoso no Paraná 
Temperatura normal
 Seco e quenteMais temporais 
Temperatura baixa
SUDESTEChuva volta aos poucos  
Temperatura subindo
Mais temporais 
Temperatura alta em SP e RJ
Mais temporais 
Temperatura alta
CENTRO-OESTEChuva volta aos poucos 
Temperatura subindo
Mais temporais 
Temperatura alta em MS
Mais temporais 
Normal. Baixa em MS
NORTEChuva irregular 
Temperatura alta
Chuva irregular 
Temperatura alta
Chuva irregular 
Temperatura normal
NORDESTEChuva irregular 
Temperatura alta
Chuva irregular 
Temperatura alta
Chuva acima da média 
Temperatura normal

    Leia tudo sobre: primavera • estação • chuva • calor





    sábado, 21 de setembro de 2013

    Livros - Os Dragões de Titânia

                                                                   Os Dragões de Titânia começa em A Batalha de Argos, que é  a primeira parte depois passa para  A queda do César. Confesso que ainda não li o primeiro, mas o segundo devorei, embora seja uma leitura voltada para a juventude, vou dizer que minha criança    interior adorou  a história e não para por ai, pretendo ler todos os títulos da série, ou melhor, da editora    a qual   traz outros escritores maravilhosos.
                                                                  O autor : Renato Rodrigues começou como produtor de rádio, mas foi no mercado editorial que se destacou nos últimos 16 anos, atuando como cartunista, editor e principalmente, criando livros de humos. Em 2011, lançou na Bienal do Livro do RJ sua primeira obra como contador de histórias - "Os Dragões de Titânia - A Batalha de Argos", uma aventura sobre heroísmo e amizade. Agora ele retorna com a continuação desta aventura pela editora Linhas Tortas, uma editora que só existe graças ao heroísmo e amizade de quem não tem medo de se aventurar no fantástico mundo da leitura.
                                                                  Um livro de aventura, fantasia,  onde a amizade e o amor caminham juntas para combater o mal.Uma leitura fácil e rápida, tenho certeza de que vão gostar.
                                                                  Esta é minha dica de hoje.


    Este conta como tudo começa

    Aqui começa a segunda parte da saga dos Dragões


                                                                     

    Finalmente uma boa noticia para todos os artesãos

    Aprovado o Estatuto do Artesão!






    O Brasil tem hoje nove milhões de artesãos espalhados pelas grandes e pequenas cidades, mas a atividade não é reconhecida como profissão. Para garantir direitos a esses cidadãos, a Comissão de Cultura aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18), o relatório da deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) ao projeto do Senado Federal, que regulamenta a profissão de artesão.

    O projeto também estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento ao artesanato, institui a carteira profissional da categoria e autoriza o Executivo a criar a Escola Técnica Federal do Artesanato.

    Para construir seu parecer, a deputada buscou entidades ligadas ao artesanato e realizou audiência pública para conhecer a demanda do setor. Segundo ela, a aprovação da matéria é mais um passo de um processo para garantir o reconhecimento do artesão como profissional e as condições necessárias para que a atividade seja fortalecida.

    "Há tempos que os artesãos de todo o País se empenham na defesa do direito de seu enquadramento profissional. Contemplar as manifestações culturais brasileiras tão bem traduzidas pela riqueza da nossa arte popular deve ser preocupação não só das políticas culturais, mas do projeto de desenvolvimento social e de crescimento econômico deste País", destacou a deputada.

    Luta de anos

    Para Esmeralda Reis, presidente da Associação da Feira da Torre, a aprovação na Comissão de Cultura, é uma resposta ao anseio dos artesãos. "É a legalidade dos artesãos brasileiros. Hoje somos autônomos, não temos direitos garantidos. Essa aprovação é a resposta de uma luta que vem de anos", afirmou.

    Adivan Enéias, presidente da Federação das Associações de Artesãos do Distrito Federal e secretário da Confederação Nacional dos Artesãos, acredita que a regulamentação da atividade vai significar uma melhora de vida para a categoria.

    Segundo ele, muitas técnicas têm se perdido ao longo dos anos por falta de incentivo. "Não temos políticas públicas que garantam que os mestres passem seu conhecimento aos mais jovens e isso se perde. Esse é o primeiro passo e esperamos que com a formalização da categoria a gente chegue a 13 milhões de artesãos reconhecidos."

    A matéria agora segue para apreciação nas comissões de Trabalho e de Administração e Serviço Público.

    Da Redação em Brasília
    Com informações da Comissão de Cultura

    sexta-feira, 6 de setembro de 2013

    Dicas de livros

                               



                                                                  O livro de hoje é "MUITAS VIDAS, MUITOS MESTRES" de Brian L. Weiss, M.D. da editora Sextante.
     O livro conta a história verdadeira de um famoso psiquiatra, sua jovem paciente e a terapia de         vidas passadas que mudou suas vidas.
                                                                  Com mais de dois milhões de livros no mundo, este  livro se tornou um marco ao contar uma história real que mais parece ficção: um médico de renome coloca sua carreira em jogo ao se ver diante de evidências da reencarnação.
     Se você é como eu que gosta de livros que falam a respeito do tema "reencarnação", tenho certeza que vai gostar. Se por acaso não conhece o tema vale a pena ler porque é o tipo de leitura que prende do inicio ao fim. Então não fique ai parado e corra para a livraria e adquira o seu.
     Quanto custa:   Fnac Brasil:     R$17,40
                            Siciliano    :      R$21,91
                            Fnac Brasil:      R$10,40
                            Saraiva.com.br: R$21,91
                           Livraria Cultura : R$14,90

    Rita Lee - Reza (Deus me livre e guarde de você)

    O grande retorno

                  Depois de alguns anos resolvi ativar essa rede novamente para poder interagir com vcs...               Postando novos trabalho...