Ola pessoa lindas olha eu aqui de novo, dessa vez para postar pra vocês que gostam e tem seus cachorrinhos de estimação.Uma ideia bacana, pratica e barata (que é o mais importante) e com isso vocês vão estar ajudando a natureza e reciclando. Mãos a obra...
|
Add caption |
Em entrevista ao Blog de Riselda Morais, (Jornalista Profissional e editora-chefe no Jornal do Momento News e Jornal Pólo Paulistano), Marconi do projeto Sete Ecos - Sistema de Expansão em Tecnologias Ecológicas da PSB ‘Permacultura Social Brasileira de Sete Lagos Minas Gerais’ apresentou o passo a passo de como construir um telhado com Pet.
"Segundo Marconi o telhado de garrafas pet é uma alternativa viável, artesanal e criativa de se construir, que além de conferir uma estética diferenciada é durável e tem baixo custo, além de ser uma tecnologia ecológica, porquê reutiliza e recicla as garrafas que provavelmente seriam descartadas na natureza.
Como construir, passo a passo e materiais, segundo Marconi:
- Você deve utilizar apenas as garrafas que forem lisas para que o encaixe das telhas se dê por igual
- A média de garrafas que se reutiliza por m² é de aproximadamente 14 a 18 garrafas, dependendo da abertura que se dá a cada telha.
- O espaçamento entre caibros e vigas de madeira que sustentam o telhado (as telhas Pet) é de aproximadamente 20 cm, visto que é a medida da garrafa após ter sido cortada.
- Deve-se fazer um gabarito para que as medidas não saiam erradas.
Para quem tem receio que as telhas possam voar por serem leves demais, Marconi esclarece: ’As telhas são levíssimas, mas se afixadas nos caibros, não voam...Moramos em uma serra muito alta, onde a incidência de ventos é muito alta, e nunca tivemos problemas nenhum.
- A amarração é feita através de um grampeador de marceneiro, onde grampeamos as telhas nos caibros.’; diz Marconi e alerta: ‘Um detalhe importante para que não haja problemas com goteiras é unicamente a inclinação do telhado que deve obedecer a inclinação mínima de 35%.’ "
Veja as fotos.
Passo a Passo e Materiais:
1º Passo:
É importante que se reutilize somente as garrafas que forem lisas, para que o encaixe das telhas se dê por igual.
2º Passo:
Utilize como fôrma um cano PVC de 100mm com 20 cm de comprimento e com uma abertura vertical para facilitar a entrada da pet.
3º Passo:
Com um estilete, corte o bico e o fundo da garrafa.
4º Passo:
Depois amasse o que sobrou da garrafa ao meio.
5º Passo:
Corte com o estilete obtendo duas partes iguais, uma capa e uma bica.
6º Passo:
Grampear as duas extremidades até atingir a área total do telhado. Pode-se utilizar também rebites para unir uma fileira a outra, mas se não houver incidência de ventos fortes não há necessidade.
7º Passo:
Atenção!
Para garantir uma boa funcionalidade, não ter goteiras, o telhado deve ter no mínimo 35% de inclinação.
Esse telhado é ideal para a construção de estufas, galinheiros ou para áreas externas da casa como a varanda. Se caso houver a necessidade de barrar a incidência de raios solares, utilize como forro, caixas de leite (embalagens tetrapak), é o mesmo processo das garrafas, apenas abrimos as embalagens e as cortamos por igual, depois as grampeamos.
*FICA UMA SUGESTÃO DO DICAS PELUDAS, QUE ELE SEJA USADO COM UMA MANTA TÉRMICA ISOLANTE FEITA COM CAIXAS DE LEITE. VEJA AQUI
Fonte da matéria:http://riselda.blogspot.com.br/2011/03/tecnologia-ecologica-como-construir.html adaptada para o DICAS PELUDAS